domingo, 20 de setembro de 2009

Criatividade

            Essa palavra é tão fantástica, quando crianças pela nossa espontaneidade ela é simples, ela vinha como uma brisa e transpunhamos no papel, nos atos, nas palavras, porém quando adultos ser criativo parece tão difícil não é? Por quê?
             Na minha opinião existem dois tipos de pessoas, uma é que quando criança era sempre incentivada a ser criativa, que tinha segurança para inovar, para mostrar sua capacidade, como quando estava em uma aula de artes, fazia sempre trabalhos diferentes e era elogiada por isso.
            Em contra-partida exista as pessoas que não tiveram a mesma sorte do primeiro tipo, quando crianças ao menor sinal de criatividade eram punidas, porque na cabeça de professores retrógrados, essas crianças ameaçavam o aprendizado das outras, ameaçavam o dogmatismo arcaico imposto pela fobia de se conviver com o diferente. Essas crianças se tornaram adultos submissos, que temem sonhar, que temem fugir de ordens, que conceitos, que preferem conviver em um mundo criado do que a realidade. São esses adultos que mesmo se sentindo mal dentro de uma empresa, com uma pessoa, em sua própria casa, ele engole sapos, não estou dizendo que devemos sempre acatar ao nosso pensamento, mas não podemos deixar que nos façam de gato e sapato. Pais, professores, chefes, governantes, sempre nos impõe regras absurdas, abusivas, que nós mesmo não estando de acordo, acatamos.
          Seja criativo, liberte seu corpo, para que a inspiração mude sua vida, não tema errar, erre, cometa falhas e aprenda com elas. Ser criativo, é ter a habilidade de produzir de criar, de inovar; é poder ver uma Phoenix dourada, é poder escutar cantos angelicais e receber a inspiração artística, que é cantada pelos anjos aos ouvidos humanos.
           Eu agradeço hoje e sempre, por no meu caminho por ter tido professores que me incentivavam a ser criativo, que me mostravam o quanto é bom ter a alma artística. Hoje posso dizer que graças a eles eu não sou alienado, que posso e consigo criar, que posso fazer aquilo que eu desejar. Aqui vão alguns nomes, desses professores, mestres, amigos: Lp, Zero, Andréia, Magali, Fabiana, Marlene e minha mãe.


Um comentário:

  1. Mauricio!

    Que post BOM DEMAIS!!!!
    Falar em criatividade é falar em TUDO na vida... né!
    E vc descreveu bem, soube colocar tudo mto direitinho! Pessoalmente eu sempre sonhei (depois de virar adulto e educador, claro!), com uma educação de base onde se privilegie o ensino de artes, pensamento lógico, crítico e a pesquisa... Se as escolas como regra pegassem desde crianças todos os cidadãos deste País e neles aplicassem processos realmente profundos de aprendizado de coisas que desenvolvessem a sensibilidade e o desejo por conhecimento ao invés de fingir que educam com trabalhinhos e atividades mascaradas de 'esportivas', a nossa Pátria seria muito diferente!!!
    Se perde tempo demais com pseudo-projetos pedagógicos e não se aprofunda conteúdos, não se desperta o gosto pelo aprender... e com isso, vão sendo formadas gerações que crescem vazias... mtas delas descobrindo talentos, potenciais apenas depois de velhas... isso num País que tem dificuldades em assumir que precisa de educação, conhecimento, memória.. etc.
    E em relação à criatividade, qto menos desenvolvido é um povo, maior a tendência dele a ser bitolado, travado e emburrecido.
    É isso.. obrigado por me citar no seu post.. nem é pra tanto!! Abraços.. Deus te proteja meu amigo e irmão!!!

    ResponderExcluir

Ajude-nos a melhoras o Blog, coloque suas ideias, sugestões, reclamações e advertências.
Obrigado